Vitamina D, a hormona indispensável


A vitamina D - a vitamina do sol, é um nutriente solúvel em gordura que desempenha um papel fundamental em quase todas as nossas funções fisiológicas. Como um regulador do sistema imunológico, a vitamina D é absolutamente vital para a nossa saúde. É a único vitamina que o nosso corpo produz, porque na verdade também e uma hormona.


Regra geral, expor o corpo à luz do sol durante 15 a 20 minutos diários, sem proteção solar, entre as 10h e as 11h da manhã, é a maneira mais simples de obter vitamina D - o nosso corpo produz de forma natural. No entanto, as quantidades de sol que precisamos para responder às nossas necessidades de vitamina D variam imenso, pois dependem da nossa localização, estação do ano, tipo de pele, hora do dia, poluição do ar, partes do corpo expostas, idade, etc.


Embora a luz solar seja uma fonte de vitamina D, nem sempre temos a exposição suficiente para ter todos os benefícios que os níveis adequados de vitamina D fornecem.


Como podemos obter vitamina D?

A vitamina D está presente em poucos alimentos, mas incluindo na tua alimentação peixes gordos como o salmão, o atum, a cavala, o arenque e a sardinha nas tuas escolhas terás uma fonte de Vitamina D.



O óleo de fígado de bacalhau também possui altos níveis de vitamina D. Outros alimentos como os ovos, o leite e cogumelos também fornecem esta imprescindível vitamina.


Numa escolha alimentar sem proteína animal, os cogumelos shiitake são um recurso bom de vitamina D.


Outras escolhas podem ser o recurso a suplementos, mas só faz sentido se fizeres uma análise deste marcador para perceberes se estás com alguma carência.




O que faz a vitamina D?

Embora todos os nutrientes desempenhem um papel crucial na manutenção da saúde, a vitamina D é especialmente importante, pois é essencial para quase todos os sistemas e funções corporais, incluindo os sistemas músculo-esquelético, gastrointestinal, renal, endócrino e cardiovascular.

  • Ajuda a manter os níveis equilibrados da tiroide

A vitamina D regula a produção das hormonas que ajudam a proteger-te de doenças da tiroide com impacto no teu peso, humor, ciclo de sono e imunidade.


  • Promove uma gravidez mais saudável

A gravidez, o parto e cuidados com um bebê requerem maior trabalho de hormonas para a gestão de stress, privação de sono e resistência. Isso coloca uma grande pressão sobre o equilíbrio hormonal do corpo e nas reservas de nutrientes, o que geralmente resulta num compromisso maior da tireoide e das glândulas suprarrenais.

  • Reforço imunitário e redução de processos inflamatórios

Demonstrou-se que os níveis ideais de vitamina D afetam positivamente o sistema imunológico, e ajuda ainda a controlar a inflamação modulando a liberação e a proliferação de citocinas – estes, mensageiros químicos que iniciam a inflamação.


  • Promove a saúde óssea

Dizem que a vitamina D é boa para os ossos, pois é ela que ajuda a absorver o cálcio, o elemento estrutural dos nossos ossos. Manter níveis adequados de cálcio e vitamina D ao longo da vida, como parte de uma dieta equilibrada, pode reduzir o risco de osteoporose.



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