Lentilhas à bolonhesa



Uma alternativa plant based para uma refeição completa, nutritiva e super saborosa.


Ingredientes para 4 doses:

  • 1 chávena de lentilhas castanhas ou vermelhas

  • 3 tomates médios e maduros

  • 1 cebola

  • 1 dente de alho

  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco ou água

  • Azeite

  • Pimenta preta moída

  • Pimentão doce

  • Orégãos secos

  • Sal marinho integral



Vamos por passos, bem simples:

  1. Deixa as leguminosas a hidratar durante 1 hora, no mínimo.

  2. Faz um refogado com a cebola e alho picados, juntamente com o azeite.

  3. Lava os tomates e coloca aos quartos no refugado depois de alourado.

  4. Colocar o sal e pimentão.

  5. Depois de cozido o tomate, passar o preparado com a varinha mágica.

  6. Juntar água e as leguminosas (a água da demolha é para descartar).

  7. Mexer e após 15 minutos juntar os orégãos secos e retemperar.


Esta base pode ser para colocar sobre massa, mas se prepares uma base de puré, podes fazer um empadão delicioso com este recheio e poupas uma embalagem de plástico!



Por ser boa fonte de fibras solúveis e insolúveis, essa leguminosa é uma grande aliada na prevenção e controle do colesterol, já que as fibras diminuem a absorção de gorduras.

Ajudam também a diminuir o efeito de resistência à insulina (característica da diabete tipo 2), permitindo a estabilidade da glicémia o que leva a uma otimização do controlo da diabetes. O consumo de leguminosas ajuda também a diminuir o efeito dos hidratos de carbono no pico da glicose pós -prandial, logo menos esforço do teu pâncreas! Portanto, não há como não fazer este receita e incluir nos seus menus semanais!



Nutre-te com amor.

Bom apetite!


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