Heartseed

Meninos da Ilha de Moçambique

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone RSS

Ilha de Moçambique, a pequena ilha que originou o nome do país, com mais de 500 anos de patrimónios e histórias esquecidas no tempo. com um património de uma herança histórica incrível com mais de 500 anos esquecida no tempo.

A Ilha de Moçambique, com cerca de 3km2, tem uma sobrepopulação de 16000 habitantes. A maioria dos habitantes vive na metade da Ilha chamada Cidade de Macuti, caracterizada pelas suas casas tradicionais, com telhados de folha de coqueiro ou de chapas de alumínio. Na outra metade, a cidade de Pedra e Cal, é caracterizada por imponentes edifícios coloniais sendo a área mais turística, com os principais monumentos, , restaurantes e hotéis. Hoje a ilha vive da pesca, algum comércio e turismo, sendo este o principal sustento de muitas famílias. As crianças que vagueiam nas ruas e perseguem os turistas em busca de algum dinheiro, comida e até mesmo aconchego, são muitas vezes rotuladas de “incómodas”.

No entanto convém lembrar que muitas destas crianças não têm qualquer tipo de apoio familiar e por consequência nem são matriculadas na escola, e as que o são persegue-lhes o sentimento de frustração por não conseguirem aprender, porque, tal como a ilha, também as escolas estão sobrelotadas, onde as turmas chegam a ter 80 alunos, o que dificulta a relação interpessoal entre professor e aluno. Foi nos nossos passeios diários pela ilha que conhecemos este grupo de rapazes com idades dos 7 aos 14 anos, e, depois de várias conversas, percebemos que são crianças sem sonhos e sem uma visão do amanhã. Embora consigam sorrir atrás dos turistas para ganhar o pão de cada dia, o futuro não lhes sorri de volta, pois o mais provável é que estes rapazes venham a ter um destino marginalizado.

E foi com amor no coração, pela ilha e pelas crianças, que pensámos em criar o Centro dos Meninos da Ilha de Moçambique, um espaço de aprendizagem, de apoio à educação e acolhimento, onde gostaríamos de aprender e descobrir, entre todos, as valências, aptidões e dons de cada um, como indivíduos únicos, pois estas crianças merecem ser felizes, merecem aprender, podem sonhar, ter um futuro melhor e mais uma oportunidade.

Gostávamos de lhes dar essa oportunidade!

OBJETIVOS

1

Por meio de atividades pretendemos trabalhar a autorresponsabilização, a autoconfiança, reestruturação dos valores pessoais, desenvolvimento e valorização das habilidades e capacidades de cada um e espírito de coletividade e de comunidade.

2

Ensinando os conceitos e conteúdos escolares, trabalhando por temas e com um sistema alternativo, inspirado na metodologia 7 Pétalas, ajustado à realidade destas crianças, tentando que tenham interesse, motivação, atenção, compreensão, participação e expectativa de aprender.

3

Consciencialização da importância da a preservação do meio ambiente, da problemática e consequências da poluição a nível local e mundial.

4

Interiorização do comprometimento e responsabilização em relação à comunidade da Ilha de Moçambique e o seu Município, promovendo assim a cidadania.
Promover o envolvimento familiar de cada criança em atividades do Centro, para um processo de educação coletivo.

FUNDADORAS

Juliana Lamares

Sou uma portuguesa transmontana, da Torre de Moncorvo. Tive uma infância livre e feliz. Formei-me em Artes e trabalhei muitos anos na indústria de moda, em produções. 

Cheguei à Ilha de Moçambique e senti que regressei à minha infância, senti-me em casa, senti-me livre, feliz. E é aqui, é aqui com estas crianças, que quero partilhar, aprender, dar Amor e Crescer!

IMG_20200630_161425.jpg

Joana Gaspar

Conheço pessoas de todo o mundo, desde a escola internacional ao meu percurso profissional onde experimentei de tudo um pouco, mas com pouco me identifiquei. Havia, no entanto, um sonho que me acompanhava desde criança: conhecer África. Aos 27 anos decidi fazer voluntariado e, nas minhas pesquisas, descobri a Ilha de Moçambique. Quando aqui cheguei foi amor à primeira vista. Vinha por 6 meses e  já há 8 anos que me sinto aqui em casa.

Faz o download da nossa apresentação e conhece o projeto

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone RSS
  • Facebook
  • Instagram

©2020 Círculo+ | Todos os direitos reservados